terça-feira, 1 de setembro de 2009

DESCRIÇÃO DO PROJETO

Secretaria de Educação
Coordenadoria Regional Metropolitana IV
CIEP Brizolão 311 deputado Bocayúva Cunha
Tel./Fax:(21) 33941918
Estrada Santa Eugênia, S/Nº – Paciência
Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP 23585430

Projeto Lendo e Aprendendo com as Mídias





Coordenadora: Prof. Lúcia Helena V. Souza.
Vice-coordenadora: Prof. Regina Célia.



Avaliação


O projeto será avaliado, permanentemente, em suas atividades docentes e discentes, durante o ano letivo de 2009, com suas ações e dentro da carga horária (dois tempos / semana) dos alunos, em Língua Portuguesa.
Encontros mensais entre coordenadores, professores, alunos e direção, em que todos, relatam o ponto da situação relativa as atividades desenvolvidas.

Objetivo


Estimular os alunos a rever e avaliar o projeto.



Sugestões de itens para a avaliação do projeto


Interesse despertado pelo projeto:

o Motivação pela leitura e para fazer novas leituras.
o Contribuição do tema para aumentar o interesse.
o Crescimento do grupo de participação do projeto.


A avaliação dos textos produzidos
Ela ocorre a cada atividade programada, a cada objetivo proposto.

“O sentido fundamental da ação avaliativa é o movimento a transformação.Os pesquisadores muitas vezes se satisfazem com a descoberta do mundo, mas a tarefa do avaliador é a de torna-lo melhor.O que implica um processo de interação educador e educando, num engajamento pessoal a que nenhum educador pode se furtar...”
(Hoffmann,Jussara-Avaliação:Mito e Desafio-Porto Alegre/Educação e Realidade,1994,p 110).


O que Avaliar?


Todo texto trabalhado no projeto pode ser avaliado de acordo com três grandes itens:

a) Pertinência ao tema e ao gênero proposto;
b) Clareza, concisão, coerência e coesão;
c) Pontuação, ortografia, acentuação gráfica, concordância, regência.


Por que um projeto Lendo e Aprendendo com as Mídias?



De acordo com os dados apresentados no SGE, no ano de 2007, constatamos que um número significativo de alunos reprovados e evadidos do 1° ano do Ensino Médio atingiu índices insatisfatórios de desempenho; alunos que, não compreende o que lê, não faz relações entre as múltiplas informações que recebe, tem dificuldades de interpretar e fazer deduções. Em conseqüência, tem dificuldade de posicionar-se criticamente frente ao que lê.
A preocupação com a capacidade de leitura dos nossos alunos está relacionada à qualidade de vida do cidadão na sociedade atual. O objetivo de um projeto com Mídias é trabalhar a leitura, a pesquisa, a produção de texto e o uso de novas tecnologias para o conhecimento nas diversas áreas do saber, são necessidades que podem gerar prazer, estimular hábitos, presentes ou adormecidos, como também, a reflexão sobre algumas profissões.



Para que um projeto de mídias?


1) Melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no processo ensino / aprendizagem e assegurar a diminuição da evasão escolar, utilizando os recursos multimídias.

2) Reconhecer a informática como ferramenta e outros recursos de mídias para novas estratégias de aprendizagem.
Como a mais recente das linguagens, a informática complementa e serve de arcabouço tecnológico para as várias formas de comunicação tradicionais. (Parâmetros Curriculares Nacionais).

3) Confeccionar um jornal para elevar a autoestima do aluno e desenvolver competências comunicativas essenciais ao exercício da cidadania na sociedade da informação. Mídia: Como trabalhar em sala de aula? E como usar esses recursos?
o Jornal, telejornal, noticiários de rádio:


Objetivos :

Comparar gênero de jornais impressos, telejornais e noticiários de rádio, refletir sobre a concentração de empresarial dos meios de comunicação em massa.

Procedimentos :

1) Obter os exemplares do jornal O Globo e usá-los em sala de aula.
2) Utilizar o rádio em sala de aula.
3) Levar os alunos para o auditório para assistirem um telejornal.

a) Fazer um levantamento de todos os gêneros presentes no jornal.
b) Trabalhar as diferenças entre os gêneros da imprensa escrita, telejornais e dos noticiários de rádio.
c) Pesquisar a influência do jornal impresso, dos telejornais e dos noticiários de rádios.
d) Confeccionar um jornal.

o Internet:

Objetivos :

Visa salientar algumas vantagens das tecnologias computacionais.

Procedimentos :

Usar a sala de informática e auxiliar o aluno a usar o computador.
e) Ler o jornal “O Globo on-line”.
f) Realizar pesquisas.
g) Confeccionar jornal on-line.

o Máquina digital:

Objetivos:
Fazer o aluno atentar para as atividades que acontecem na escola.
- Divulgar o projeto.
- Levar o aluno a refletir sobre a profissão fotógrafo e suas tecnologias. Procedimentos :
Utilizar a máquina digital para registrar as aulas do projeto e tudo de extrema importância para a produção do jornal.

o MP4:

Objetivos :

Levar o aluno a refletir sobre a profissão repórter e suas tecnologias. Procedimentos :
Utilizar o aparelho MP4 para reproduzir e gravar atividades que serão propostas para a confecção do jornal.



Atividades sugeridas para o desenvolvimento do projeto.

1) Leitura e produção de texto
Objetivos

- Motivar os alunos para a leitura
- Sensibilizar os alunos para o estudo do conteúdo do texto a ser lido.
- Preparar o aluno para produzir textos de diferentes gêneros.
- Auxiliar o aluno na confecção do jornal.

○ Material

10) Etapas para leitura.
a) Estimular uma leitura conjunta dos textos;
b) Analisar,interpretar e aplicar os recursos expressivos da linguagem;
c) Utilizar-se das linguagens como meio de expressão, informação e comunicação;
d) Estimular a produção de textos jornalísticos.



Etapas do projeto lendo e aprendendo com as mídias.

1- Avaliação diagnóstica
2- Atividades realizadas em sala de aula e sala de informática
3- Produção do jornal
4- Exposição do jornal confeccionado no computador
5- Produção do jornal on-line
6- Apresentação do jornal on-line para a comunidade escolar



Sugestões para a confecção do jornal

Atividades em grupo:

(Professor- informar aos alunos sobre os profissionais que compõem um jornal).
5- Editor; supervisiona todas as atividades;
6- Secretário; coordena as atividades de equipe;
7- Repórteres; tem como função entrevistar, pesquisar, e etc.

Temas que geralmente estão presentes num jornal:

1) Atualidades
2) Artes
3) Músicas
4) TV
5) Cinema
6) Teatro
7) Humor
8) Esportes
9) Lazer
10) Política
11) Classificados
12) Sociais
13) Entrevistas
14) Religião
15) Datas comemorativas
16) Artigos
17) Carta aos leitores
18) Propagandas
19) Modas
20) Cultura
21) Educação
22) Publicidade
23) Horóscopo, etc.




Organizando o jornal em sala de aula.

O jornal pode fornecer inúmeras possibilidades de trabalho: debate de assuntos que estabelecem relações entre o indivíduo e o mundo que o cerca; diferentes interpretações de um mesmo assunto; estudo das especificidades de cada gênero jornalístico, estudo da primeira página, das relações entre texto verbal e fotografias, entre foto e legenda, título e matéria jornalística, análise de jornais voltados a leitores com diferentes interesses; e; enfim, a produção de gêneros jornalísticos.

Procedimentos para a produção do jornal.

○ Levar o jornal para a sala de aula.

1) Análise de jornais –
Procede-se à análise da primeira página, dos cadernos que compõe o jornal, das diferentes seções, da linguagem, das imagens e da relação entre texto, imagem e legenda, do projeto gráfico, das ilustrações, das manchetes, das cores, dos diferentes tipos de letra, etc.
Também se observa o tipo de público a que se destina cada jornal.

2) Planejamento em um grupo de um jornal – Formam-se grupos e cada grupo traça o perfil do jornal que pretende criar, considerando o público a que ele se destinará. Por exemplo: jornal jovem, jornal estudantil, jornal de esportes, jornal cultural, jornal de música, jornal literário, jornal esotérico, jornal de moda, etc. Em seguida, define as seções que o jornal terá e inicia o levantamento de informações a respeito dos assuntos que pretende abordar.

3) Análise de gêneros jornalísticos – O professor continua levando jornal para a aula e, por meio da leitura reiterada de um determinado gênero a ser trabalhado, por exemplo, a notícia, a entrevista, ou o editorial, extraem as principais características do gênero, respondendo, a perguntas como: Que temas geralmente estão presentes nesse gênero? Qual é a sua estrutura? Que uso se faz da linguagem? Feito esse levantamento, os alunos passam a produzir seus próprios textos.

4) Produção de textos – Os alunos começam a produzir seus textos, tendo em vista as características do gênero estudado, o assunto que pretendem abordar, o perfil de seu jornal e do público para o qual descrevem.Todo o grupo escreve os textos, lê, sob orientação do professor, avalia as produções.

5) A montagem do jornal – Prontos os textos, é hora de pensar nos meios materiais de produção do jornal e no seu formato. Como será montado o jornal? Qual o seu formato? Em que tipo de papel ele circulará? Almaço, cartolina, ofício? Haverá fotografias, ilustrações, desenhos, quadrinhos? Como será feita a diagramação: Manualmente ou a partir de um programa de computador?
6) A circulação dos jornais – Pronto o jornal, é preciso fazer com que ele cheque ao público alvo. Os jornais irão ficar expostos no auditório em varais, murais ou mesas, de forma que possam ser manuseados e, naturalmente lidos, cumprindo, assim, a sua finalidade essencial: chegar ao leitor.

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